segunda-feira, 18 de julho de 2011

Olhando ao redor...


O mais legal de se pegar o metro agora, é parar em uma das estações onde foram colocados pianos...O metrô Sé, Santana, Tamanduateí, Luz, largo Treze...
Da um ar completamente novo, e mais agradável.
Em meio à toda correria de São Paulo, muita gente para durante algum tempo para admirar aqueles que se atrevem a sentar no banquinho e "mostrar o seu talento" como diz a placa.
Eu? Não sei tocar piano, então somente admiro quem sabe, e como bom designer 9ok nem tão bom assim), observo e estudo tudo ao redor...
Enquanto o piano adoça o ar com seu som, sem se importar em quem está sentado diante dele, as pessoas passam. Algumas passam e nem notam a presença daquele instrumento de madeira em um canto da estação... Suas cabeças estão muito cheias com certeza.
mas algumas magicamente atraídas pelo estranho suave som sufocado pelo barulho incessante do metrô.
Olhares curiosos, admirados ou de estranhesa surgem em meio a multidão.
Pouco a pouco, algumas pessoas vão parando ao redor do desconhecido pianista. Minutos se vão....certa vez eu mesmo me perdi no tempo da música por mais de uma hora e meia...
Enquanto escrevo, estou ao lado de um piano, uma senhora para e puxa assunto co mo rapaz que toca, ela tem um grosso livro em suas mãos, e mostra ao rapaz, é um livro estrangeiro de partituras...
Isso é incrível! As pessoas se aproximando pela música em um lugar tão inesperado!
As crianças, mordendo os dedos olham curiosas, umas brigam com os pais para chegar mais perto, soltam de suas mãos e correm até o piano. Outras conseguem atrair a atenção dos pais para o "estranho" objeto no metrô e aproximam-se todos juntos.
Os olhos das pessoas se perdem na admiração do objeto mágico e na agilidade dos jovens dedos que passeiam pelas teclas, ou dos calejados dedos de um senhor de idade que toca lentamente "Asa Branca" (este senhor, o primeiro que vi hoje) e se acanha sob os tantos olhares curiosos.
Algumas pessoas fotografam o músico, outras param, escutam alguns minutos e vão....Você, talvez, nunca mais verá essas pessoas, mas a música acaba de cruzar suas vidas.
Breves comentários de admiração surge entre os desconhecidos. As pessoas se vão.
Certamente alguma criança se apaixonou perdidamente pelo instrumento, outras pessoas somente pararam para ouvir o som, o mais importante é que as pessoas se aproximaram e pararam alguns minutos a correria do dia-a-dia para se ligar a um pequeno detalhe em meio a grandiosidade da estação Sé.
Daí para lá, não sei mais. A carolzinha chegou, nos abraçamos e saímos da estação deixando o piano, o pianista, e seu público para tráz...
A exposição do Escher ali perto estava magnífica!

5 comentários:

  1. Eu sou fascinada pelo piano... tocava teclado quando era criança (fazer o que né, não podia comprar um piano XD). Gostei mto dessa iniciativa, como sou do ABC, acabo vendo mais o da estação Tamanduateí... Vc escreve mto bem!!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Escrevo bem nada Flavia rsrsrsrs vlw ^^

    me ensina a tocar teclado? hahaha

    ResponderExcluir
  3. Mas realmente eu adorei essa iniciativa dos pianos tbm, nossa é mt legal parar pra assistir!

    ResponderExcluir
  4. Estranho né... Quando é que essas pessoas que não param pra ouvir o piano que adoça o ar com seu som perderam a capacidade das crianças de admirar as coisas? Esse piano é uma ilha que acolhe quem se permite acolher.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei menos deprimida, agora. Ainda tem algo de bom nesse mundo cão (onde cão é eufemismo praquela outra coisa que eu escrevi lá no face).

    Grazie, Douguito! Bestóide do meu coração!
    Beijo.

    ResponderExcluir